Instituto Amaro da Costa
Apresentação
O IDL-Instituto Amaro da Costa é uma associação política independente, sem fins lucrativos, fundada em 1975 e com o estatuto de utilidade pública reconhecido desde 1982.
Ao serviço do bem comum dos portugueses, o IDL tem como objecto a investigação dos fenómenos culturais, sociais, económicos e políticos determinantes do livre exercício da democracia em Portugal, nomeadamente os que respeitam à democracia cristã.
Para o efeito, o IDL organiza encontros de reflexão e debate, promove estudos e publicações, e dinamiza o sítio idl.pt, com vídeos e transcrições dos seus encontros, textos seleccionados das suas publicações, e outros recursos que documentam a sua actividade desde a sua fundação.
No plano internacional, o IDL desenvolve relações com instituições congéneres, das quais se destacam a relação histórica com a Fundação Konrad Adenauer, iniciada ainda no período fundador do IDL, e a admissão, em 2012, como membro do Wilfried Martens Center for European Studies, instituição que em Bruxelas serve de plataforma para os think-tanks nacionais que partilham os valores da família do PPE-Partido Popular Europeu.
Após a morte do Eng. Adelino Amaro da Costa em 1980, o IDL tem procurado preservar, desenvolver, e dar a conhecer o seu relevante legado humano, social, e político.
Estatutos
Nos termos gerais de direito, nos do Decreto-Lei nº 594/74 de 7 de Novembro, e nos dos presentes estatutos, constitui-se uma associação política sem fins lucrativos nem limite de tempo, que se rege conforme o disposto nos artigos seguintes