Dicionário Político

Apresentação

  1. O IDL vai publicar um dicionário político procurando desse modo dar continuidade às acções de formação, que sempre caracterizaram a sua existência e objectivo principal. Numa época de grande indefinição ideológica, que muitos afirmam ser pós-política, e até de tácitas alianças entre correntes de pensamento ultraliberal e movimentos de esquerda desconstrutivista, consideramos essencial recuperar ideias e valores contribuindo para distinguir o que não deve ser confundido. Se a Política, como acreditamos, é a ideia de Cidade, essa ideia tem princípios, tem fundamentos, tem razões de ser, que não podem deixar de estar presentes quando falamos ou debatemos sobre temas políticos.
  2. É assim essencial assumir que a linguagem sobre esses temas, a linguagem política, não é uma linguagem indiferenciada. Cada conceito, cada expressão, tem um significado que não é alheio a culturas, a doutrinas, a ideologias, e até a contextos históricos. Na realidade, apesar de todos podermos falar de liberdade ou de igualdade, não estamos todos a querer dizer a mesma coisa. Tudo depende da orientação política de quem fala, o que significa dizer que tudo depende dos pressupostos de que se parte e dos fins que se deseja alcançar. Foi assim no passado, mais ou menos distante, e é assim no presente ainda que outras sejam as circunstâncias, que outros sejam os interlocutores, ou que outros sejam, ou pareçam ser, os assuntos em debate.
  3. O nosso dicionário surge então para reafirmar que continuam a existir diferenças no pensamento político e que essas diferenças devem ser assumidas e evidenciadas. Ele pretende desta forma não só contribuir para formar e esclarecer, como para fomentar a saudável e sustentada discussão que nenhum regime democrático pode dispensar. Uma discussão que afasta a neutralidade dos conceitos e que assume a identidade própria de quem participa, seja essa participação feita apenas no domínio do pensamento ou, seguindo o exemplo de Cícero, uma participação que concilia o pensamento com a acção política propriamente dita.
  4. A publicação do dicionário terá início já no próximo mês de Abril, será gradualmente apresentada no sítio do IDL, e seguirá as seguintes linhas orientadoras:
    • A selecção das entradas é da responsabilidade do Conselho Editorial da revista “Democracia e Liberdade”, que cumulativamente assumirá a função de Conselho Científico do dicionário. Porém, essa responsabilidade não impede que os leitores interessados possam sugerir a supressão de lacunas que venham a existir.
    • O texto de cada uma das entradas será assinado por cada um dos seus autores. Ainda que exista entre todos um natural denominador comum, não podemos dispensar a particularidade de opinião daqueles que aceitam participar neste projecto.
    • A apresentação dos textos será feita periodicamente, sempre antecedida da divulgação das entradas a publicar. Essa divulgação prévia dará aos leitores um conhecimento assíduo sobre a evolução do próprio dicionário.

    Ir para o Dicionário

    Contactos

    Rua do Patrocínio, nº 128 – A
    1350-232 Lisboa

    (+351) 213 461 449