Dicionário Político
Apresentação
1. O IDL decidiu publicar um dicionário político, dando desse modo continuidade às ações de formação que sempre caracterizaram a sua existência e objetivo principal. Numa época de grande indefinição ideológica, que muitos afirmam ser pós-política, e até de tácitas alianças entre correntes de pensamento ultraliberal e movimentos de esquerda desconstrutivista, consideramos essencial recuperar ideias e valores contribuindo para distinguir o que não deve ser confundido. Se a Política, como acreditamos, é a ideia de Cidade, essa ideia tem princípios, tem fundamentos, tem razões de ser, que não podem deixar de estar presentes quando falamos ou debatemos sobre temas políticos.
2. É assim essencial assumir que a linguagem geral sobre esses temas não é politicamente indiferente. Cada conceito, cada expressão, tem um significado que não é alheio a culturas, a doutrinas, a ideologias, e até a contextos históricos. Na realidade, apesar de todos podermos falar de liberdade, de igualdade, de pessoa ou de justiça social, os significados dessas expressões apresentam-se também distintos, consoante, também, a orientação política de quem comunica.
3. O Dicionário evidencia que continuam a existir diferenças no pensamento político e que essas divergências devem ser assumidas e conhecidas. Pretende, não apenas contribuir para formar e esclarecer, como fomentar uma saudável e sustentada discussão sobre temas de interesse geral que nenhum regime democrático pode dispensar. Uma discussão que afasta neutralidades artificiais de conceitos e ideias e assume a identidade própria de quem participa, mas que rejeita do mesmo passo enviesamentos ideológicos de qualquer espécie e se pretende racionalmente livre e incondicionada. Respeitando-se sempre, como é natural, a total independência dos autores pelo teor das suas entradas.
4. O Dicionário pretendeu-se inconcluso: encontra-se em desenvolvimento e quer-se aberto aos novos temas que vão despontando no discurso público. Expressa, sob a égide do IDL, uma participação cívica dos seus autores, ora no domínio tão só do pensamento ora, seguindo o exemplo de Cícero, numa postura politicamente mais interventiva, sob a égide de um certo pensamento político.
5. A publicação do Dicionário é feita no sítio do IDL. A seleção das suas entradas e autores é da responsabilidade do seu Conselho Científico, podendo, para o efeito, ser-lhe dirigidas sugestões e opiniões de leitores e interessados.
6. O texto das entradas é da responsabilidade exclusiva de cada um dos seus autores, sem prejuízo do denominador comum que os une em torno deste projeto. Periodicamente far-se-á a apresentação dos novos textos que, com o tempo, venham a enriquecer o dicionário.