No passado dia 1 de Dezembro decorreu na sede do IDL mais uma sessão de À Volta dos Livros no IDL, ocasião em que o convidado Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, prestigiado Professor e ex-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, apresentou a uma numerosa e interessada plateia a sua mais recente obra “Os Católicos, a Sociedade e o Estado”.
Devidamente enquadrado numa perspectiva histórica, o autor discorreu acerca das implicações da fé para o comportamento dos “católicos orgânicos” (porque membros activos) na vida social e política, e sobre o lugar da religião como dimensão fundamental para a promoção da dignidade da pessoa humana no mundo contemporâneo.
Reivindicando a fé católica como indissociável da cultura europeia, e numa perspectiva de que não se pode ser católico sem um compromisso social e político, manifestou o autor ser dever do Estado a criação de condições para a vivência religiosa, dimensão inevitável e natural assunção na vida pública.
O Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz reforçou a ideia de que a sua obra “Os Católicos, a Sociedade e o Estado” pretende preencher uma lacuna no conhecimento dos católicos relativamente ao pensamento da Igreja em matéria social e política.
Como habitualmente, seguiu-se uma viva troca de ideias entre o autor e a assistência acerca do espaço e limites da intervenção dos católicos como tal na esfera da Política.
“À Volta dos Livros” é um ciclo de encontros coordenado e apresentado por Filipe Anacoreta Correia e João Vacas com vista a promover a divulgação de obras de Ciência Política e Relações Internacionais da Biblioteca do IDL.
“À volta dos livros” é organizado em parceria com o Wilfried Martens Center for European Studies.