Decorreu na passada terça-feira ao final da tarde no Instituto Amaro da Costa mais uma sessão de “À Volta dos Livros” que contou com a presença do Prof. Luciano Amaral para apresentar a sua mais recente obra publicada Rica Vida – Crise e Salvação em 10 Momentos da História de Portugal.
Luciano Amaral explanou a ideia que inspirou este seu livro, “escrito para ser lido de forma agradável por leitor exigente”; a de que a crise do Euro por que passamos não é mais do que a repetição daquilo que o autor apelida de “Crises Existenciais”, um fenómeno afinal recorrente na História de Portugal, exibindo um curioso padrão de espaçamento temporal de 200 em 200 anos. Pegando nas palavras de Eduardo Lourenço tratar-se-á afinal de uma propensão endémica de “viver acima das usas possibilidades”, ou seja à custa do Império, dos restos do Império, das remessas dos emigrantes ou dos fundos europeus? Rica Vida – Crise e Salvação em 10 Momentos da História de Portugal conduz-nos a uma revisitação dos lugares da nossa já longa História em que nos afundámos nessas “crises existenciais”, segundo o autor no sentido de uma reflexão que nos permita melhor entender o impasse do presente: “a melhor maneira de compreendermos a situação a que chegamos no contexto do Euro é colocá-la sob perspectiva histórica”, referiu. Argumentos e perplexidades que são razões de sobra para a leitura deste livro publicado no passado mês de Outubro pela D. Quixote.
Como habitualmente, à apresentação da obra seguiu-se uma animada troca de impressões com a plateia e uma sessão de autógrafos.
Luciano Amaral é historiador e doutorou-se em História e Civilização no Instituto Universitário Europeu de Florença. A sua especialização é em História Económica portuguesa do século XX, com particular atenção ao crescimento económico em Portugal no período do Estado Novo. Ensina na Nova School of Business and Economics, em Lisboa, e é colunista regular do jornal Correio da Manhã.
“À Volta dos Livros” é um ciclo de encontros coordenado e apresentado por Filipe Anacoreta Correia e João Vacas com vista a promover a divulgação de obras de Ciência Política e Relações Internacionais da Biblioteca do IDL.
“À volta do livros no IDL” é organizado em parceria com o Wilfried Martens Center for European Studies .
Leia aqui a palestra de Luciano Amaral (*)