O Professor Doutor José Miguel Sardica foi o convidado especial do IDL na sessão de Fevereiro de “À Volta dos Livros”. Nela foi apresentado o livro “O Século XX Português”.
Inicialmente destinado a estrangeiros, “O Século XX Português” de José Miguel Sardica é constituído por um conjunto de ensaios que sintetizam os últimos cem anos da História de Portugal e procuram analisar as suas principais características e constantes.
Para o autor, este período, a par dos séculos da fundação (XII) e do início dos Descobrimentos (XV), foi o mais decisivo para Portugal, tendo em conta as mudanças sociais, económicas e políticas nele operadas.
A obra aborda com particular atenção os períodos marcantes do final da monarquia – “o regime mais parecido com a actual democracia” -, da implantação da república – regime “radical, laicista e vanguardista” , o Salazarismo, a Guerra do Ultramar e, por fim, a Democracia que se institucionaliza em 1976 e a opção europeia que veio reforçar o mais longo período de estabilidade política dos últimos cem anos. Estes foram marcados por uma incapacidade de gerar consensos e por rupturas mais ou menos violentas.
Após a apresentação do livro, como habitualmente, abriu-se à plateia um vivo debate sobre os temas abordados.
“À Volta dos Livros” é um ciclo de encontros coordenado e apresentado por Filipe Anacoreta Correia e João Vacas com vista a promover a divulgação de obras de Ciência Política e Relações Internacionais da Biblioteca do IDL.
“À volta do livros no IDL” é organizado em parceria com o Wilfried Martens Center for European Studies .