Sessão de (re)lançamento da revista Democracia e Liberdade, ocorrida no dia 10 de Dezembro 2013 na sede do Instituto Amaro da Costa, com a apresentação dos convidados José Miguel Júdice e Rafael Lucas Pires e do presidente do IDL Luís Gouveia Fernandes
A revista Democracia e Liberdade nasceu no ano de 1976. Ao longo de 70 e 80 viveu intensamente, com publicações regulares de artigos de âmbito político, cultural, social e económico. Afirmou-se como um importante lugar de reflexão e debate sobre os problemas da época e foi preponderante na promoção e implementação da democracia e liberdade em Portugal, numa época em que os totalitarismos não estavam ainda muito longe. No entanto, a sua actividade veio sendo reduzida a partir dos anos 90, tendo sido interrompida em 2004.
Quase uma década depois, o IDL – Instituto Amaro da Costa decidiu relançar a revista Democracia e Liberdade.
Com o fim de homenagear os autores que foram essenciais nos primeiros tempos da revista, este número é constituído por um conjunto de artigos que, apesar de terem sido publicados a partir dos anos 70, são ainda hoje relevantes. Assim, são reeditados os textos de Adelino Amaro da Costa, António Borges, António de Sousa Franco, António Quadros, Diogo Freitas do Amaral, Diogo de Lucena, Fausto de Quadros, Francisco Lucas Pires, Gonçalo Ribeiro Telles, Jorge Borges de Macedo, José Miguel Júdice, Leonardo Mathias e Vitor Sá Machado. Contudo, muitos outros poderiam ter sido seleccionados, caso o espaço o permitisse.
Luís Gouveia Fernandes