O Embaixador Francisco Seixas da Costa, antigo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e Representante Permanente de Portugal nas Nações Unidas, foi o convidado para a sessão de Novembro de À mesa do IDL, naquele que constituiu um concorrido almoço-debate subordinado ao tema “O Lugar de Portugal” no actual panorama internacional.
O prestigiado diplomata abordou a evolução do papel de Portugal tendo em conta a situação de crise económica e financeira, todo o contexto internacional que vem conhecendo profundas alterações e a necessidade de o País trabalhar naquilo que são alternativas em função das suas capacidades.
Nesse sentido, destacou a questão da Parceria Transatlântica que se encontra em negociação entre a União Europeia e os Estados Unidos. Este é um aspecto inovador relativamente à posição portuguesa no mundo, uma oportunidade para reposicionar e conferir a Portugal um papel central aproveitando a sua posição geográfica privilegiada, não apenas em relação às questões do mar, mas também em relação à NATO e à defesa no quadro euro-atlântico.
Para este potencial, considerou o Embaixador, contribuem outros vectores de afirmação estratégica de Portugal quer no plano europeu, quer no plano africano e no âmbito da CPLP e das políticas que lhe estão associadas.
O almoço, terminou como habitualmente com uma animada sessão de perguntas e respostas.
O almoço-palestra “à mesa do IDL com”, é organizado em parceria com o Wilfried Martens Center for European Studies e tem como propósito reunir mensalmente personalidades interessadas em debater os assuntos políticos da actualidade.